A Casa de Escuta é um projeto social criado como um braço da Pastoral Familiar no apoio às famílias e acolhido como uma prioridade pelo Pilar da Caridade da Diocese de Uberlândia e inaugurado oficialmente em 2022. Mas essa história começou a muitos anos atrás.
Nos anos 90, nas proximidades da Paróquia São Judas Tadeu, de Uberlândia-MG, havia umas crianças que “trabalhavam” como vigias dos carros na rua. Um dia, membros da Pastoral Familiar decidiram convidá-los para participar da Catequese da Igreja, e para grande alegria eles aceitaram. Toda semana eles participavam e tinham a oportunidade de desabafar sobre suas vidas difíceis. Ali eram ouvidos e acolhidos, mas ficou clara a necessidade de um apoio também às suas famílias.
Foi aí que o Espírito Santo de Deus começou a plantar um desejo no coração de alguns membros da Pastoral Familiar, em especial nas idealizadoras desse Projeto, a Terezinha e a Rita.
O primeiro trabalho organizado neste sentido foi chamado de Hora Santa, no qual enquanto as assistentes sociais iam para uma salinha realizar a escuta generosa à aqueles que procuravam ajuda, o restante da equipe ficava diante do santíssimo em oração.
Ao longo desses meses de trabalho com a Hora Santa surgiram inúmeras pessoas com situações bastante complexas e o fato de serem ouvidas, acolhidas e direcionadas por um assistente social capacitado foi fundamental para alcance de excelentes resultados.
Com o tempo, devido há diferentes fatores, a Hora Santa deixou de ser realizada, mas a ideia de tornar esse projeto cada vez maior e mais bem estruturado nunca morreu. A Rita mudou de cidade por lá se engajou em outros projetos sociais, adquirindo mais experiência prática. Enquanto a Terezinha participou de Congressos da Pastoral Familiar onde teve a oportunidade de conhecer projetos de escuta que existia em outros locais do Brasil. Foi aí que novamente o Espírito Santo de Deus novamente reacendeu o desejo ardente de implantar em Uberlândia uma Casa de Escuta.
A Terezinha idealizou como funcionaria o projeto e a Rita elaborou tudo por escrito, já considerando o que era necessário para aprovação do Estado para obtenção de recursos. Na sequência fizeram uma reunião com alguns padres e com o Bispo de Uberlândia e apresentaram tudo. Neste dia também estava presente a Regina, uma importante arquiteta que também abraçou a ideia e criou um lindo projeto arquitetônico. O padre Itamar cedeu um terreno que havia sido doado pela prefeitura de Uberlândia para a construção do espaço e tudo foi criando forma.
Enquanto tudo estava sendo preparado o tempo foi passando e veio a chegada da pandemia mundial do Covid19. Essa situação dificultou o andamento do projeto e em 2021 infelizmente a Rita faleceu com a doença. Todos ficaram desolados e com muita insegurança de como seguir adiante com o projeto sem ela. Mas como tudo desde o princípio foi Graça de Deus, naturalmente surgiram outras pessoas para apoiar como o Alisson, Andréia, Marlúcia, dentre outras e juntos fizeram o projeto sair do papel.
Ainda por conta das limitações da pandemia os atendimentos começaram a acontecer de forma online, e para a captação das pessoas que precisavam de ajuda foi criado o site e o Instagram da Casa de Escuta.
Em 2021 houve uma Assembleia Diocesana que contou com a presença de diversos coordenadores pastorais e padres. Neste dia a Terezinha pôde apresentar o projeto a todos eles e foi um momento muito especial e emocionante. Houve um silêncio total e ao final da apresentação o projeto foi aceito por unanimidade e tido como uma prioridade dentro do Pilar da Caridade da Diocese.
Em 2022 o projeto finalmente começou a funcionar de forma presencial. A família cresceu e hoje ele conta com inúmeros voluntários que atuam ajudando na secretaria, marketing, atendimento de escuta, além dos profissionais que atuam na prestação de serviço básico de enfermagem, corte de cabelo, manicure, orientação jurídica, terapeutas, entre outros.
Ainda tem muito a ser feito e se você precisa de ajuda entre em contato conosco no campo QUERO AJUDA. Caso você queira e possa ajudar, clique no campo QUERO COLABORAR.
Preencha o formulário e nós entraremos em contato com você!